CEO Clínica, Centro de Excelência em Oftalmologia

CENTRAL DE ATENDIMENTO
37 3237-460037 99936-6829

Tratamentos

Plástica Ocular

A Cirurgia Plástica Ocular ou Oculoplástica é uma subespecialidade da oftalmologia que trata principalmente de alterações dos anexos oculares, ou seja, pálpebras, cílios, sobrancelha, vias lacrimais, cavidade orbitária, conjuntiva, etc.

Seu início data do início do século XX em consequência direta da I e II Guerras Mundiais. A grande quantidade de pacientes que sofriam traumatismos e queimaduras faciais fez com que os médicos da época tivessem de desenvolver técnicas e abordagens cirúrgicas para lidar com estes casos iniciando então a subespecialidade.

No Brasil a Oculoplástica começou a se firmar como subespecialidade na segunda metade da década de 60, quando foi fundado no Hospital São Geraldo (UFMG), em Belo Horizonte, o primeiro serviço universitário inteiramente dedicado ao seu ensino, fazendo parte integrante do Curso de Especialização em Oftalmologia. Este novo departamento foi chefiado pelo Dr. Eduardo Soares que pode ser considerado o Pai da Oculoplástica Brasileira.

Em novembro de 1974, foi fundado o Centro Brasileiro de Cirurgia Plástica Ocular, criado por três pioneiros atraídos pela dedicação à especialidade, o Dr. Evaldo Machado dos Santos que atuava no Hospital da Cruz Vermelha no Rio de Janeiro, o Dr. Eloy Pereira que iniciava sua vida profissional em Campo Grande pelo Dr. Eduardo Soares em Belo Horizonte. A meta era congregar os oftalmologistas interessados em adquirir conhecimentos, difundir e desenvolver a especialidade. Em 1979, o Centro foi transformado em Sociedade, adquirindo assim condições para se filiar ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia dois anos mais tarde. Atualmente existem vários Hospitais que oferecem a especialização (Fellowship) em Oculoplástica e os oftalmologistas com formação em Cirurgia Plástica Ocular podem se filiar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular, órgão que representa a subespecialidade em âmbito nacional.

A Oculoplástica é uma subespecialidade extremamente extensa do ponto de vista de afecções que são avaliadas e tratadas. Os especialistas nesta área podem tratar problemas diversos e atuar na área de estética facial periocular também. Dentre exemplos de doenças e tratamentos abordados pela especialidade temos:

  • Blefaroplastia: para tratamento de excesso de pele nas pálpebras;
  • Triquíase e distiquíase: quando os cílios estão alterados e crescem em direção dos olhos;
  • Cirurgias das vias lacrimais: quando o paciente tem lacrimejamento em excesso;
  • Ptose palpebral: conhecido popularmente como “olho caído”;
  • Cistos, verrugas, pintas, tumorações nas pálpebras;
  • Pterígio: conhecido como “carne no olho”. Crescimento da conjuntiva sobre a córnea;
  • Tratamento de pacientes que perderam um dos olhos com colocação de prótese ocular (“olho de vidro”);
  • Diversos tipos de tratamento estético (Botox®, preenchimentos, peeling, etc);
  • Basicamente todo tipo de doença que atinja a área ao redor dos olhos.

MAIS INFORMAÇÕES?