CEO Clínica, Centro de Excelência em Oftalmologia

CENTRAL DE ATENDIMENTO
37 3237-460037 99936-6829

Tratamentos

Implante de Ozurdex

  O Ozurdex® é uma alternativa farmacológica para o tratamento de algumas doenças que acometem a retina, como o edema macular diabético, a uveíte (inflamação ocular) e oclusões venosas.

Este medicamento é um polímero biodegradável feito de um tipo de corticóide chamado Dexametasona e atua no bloqueio de componentes inflamatórios, regredindo a inflamação ocular e o edema de mácula, recuperando a visão do paciente.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico com o paciente sedado, através de um sistema injetor desenvolvido para oferecer maior segurança para o paciente, a medicação é inserida na cavidade vítrea

O edema macular diabético está no topo da lista de causas de baixa de visão em pessoas com diabetes e retinopatia diabética. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil é o quarto país com maior número de portadores de diabetes (9,04%). Estima-se que 90% dos portadores de diabetes deverão desenvolver retinopatia diabética ao longo da vida.

Os pacientes com diabetes devem ficar atentos pois se o edema macular não for tratado prontamente, pode haver a atrofia da retina, levando à perda irreversível da visão.

A doença, ao contrário do que muitos pensam, não tem ligação direta com a faixa etária. Pessoas de qualquer idade que não mantenham um bom controle do diabetes podem desenvolver esta complicação.

A aparência do Ozurdex® é de um pequeno comprimido, que é implantado dentro da cavidade vítrea através de um dispositivo já acoplado. Este implante passa a liberar a medicação de forma lenta e progressiva, atuando de forma eficaz em toda a retina. Alguns estudos mostram que o Ozurdex® continua liberando medicação por períodos de 3 a 6 meses após sua aplicação. Por ter liberação gradual, o medicamento tem efeitos colaterais reduzidos comparado a outros tratamentos.

MAIS INFORMAÇÕES?