CEO Clínica, Centro de Excelência em Oftalmologia

CENTRAL DE ATENDIMENTO
37 3237-460037 99936-6829

Exames

Tomografia de Coerência Óptica (OCT)

A tomografia de coerência óptica, é um dos mais sofisticados exames complementares utilizado no diagnóstico das doenças da retina e vítreo, consistindo na obtenção de cortes transversais da retina e interface vitreoretiniana. Este exame não invasivo utiliza uma tecnologia similar à da ecografia B, utilizando em vez das ondas acústicas, luz de baixa coerência, obtendo-se representações estruturais com uma resolução muito mais elevada ( 8 micras comparada com as 150 micras da ecografia Standard).

É baseado na análise digital da estrutura da retina e coriocapilar, como se fosse um corte histológico da mesma, mostrando suas várias camadas, a partir da leitura da reflexão de uma luz infra-vermelha projetada no fundo do olho, por meio de uma fonte superiluminescente de diiodo.

O computador transforma as informações em gráficos, tabelas programas de análise e comparação de dados obtidos com exames normais e imagens coloridas, que são armazenadas e utilizadas de acordo com a indicação do exame. É indicado para estabelecer diagnóstico de inúmeras patologias (como retinopatia diabetica, degeneração macular relacionada a idade, buraco macular, etc…), avaliar um curso clínico, e monitorar a eficiência de tratamentos.

O exame é realizado após a dilatação da pupila e o posicionamento do paciente no aparelho. As imagens da estrutura a serem examinadas são obtidas sem injeção de contrastes. Trata-se de um exame indolor e confortável.

É útil também como exame auxiliar no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma.

Galeria de Fotos

Clique nas imagens para ampliar:

MAIS INFORMAÇÕES?