CEO Clínica, Centro de Excelência em Oftalmologia

CENTRAL DE ATENDIMENTO
37 3237-460037 99936-6829

Doenças

Pterígio

É uma lesão de formato triangular de tecido fibrovascular que cresce a partir da conjuntiva bulbar interpalpebral, avançando sobre a córnea. Desenvolve-se em geral em pacientes que vivem em climas quentes e pode representar reposta ao ressecamento ocular e à exposição crônica aos raios solares ultravioleta.

Pode causar sintomas como sensação de corpo estranho, vermelhidão e lacrimejamento. Pterígios grandes podem levar a baixa de visão por indução de astigmatismo corneano ou acometimento do eixo visual.

O tratamento depende do tamanho do pterígio e dos sintomas a ele relacionados. O tratamento clínico de pacientes sintomáticos envolve lágrimas artificiais e corticosteroides tópicos para casos de inflamação. Devem-se usar óculos escuros para reduzir a exposição aos raios ultravioleta e diminuir o estímulo ao crescimento. Já os pterígios maiores e associados à diminuição da visão devem ser removidos cirurgicamente. O maior desafio relacionado ao tratamento cirúrgico do pterígio é a sua recorrência.

MAIS INFORMAÇÕES?