CEO Clínica, Centro de Excelência em Oftalmologia

CENTRAL DE ATENDIMENTO
37 3237-460037 99936-6829

Doenças

Degeneração Macular Relacionada à Idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) consiste em doença degenerativa da retina, em que há perda das células da retina, na região central da visão (mácula).

Pode ocorrer em duas formas distintas: forma seca ou forma úmida (exsudativa).

A forma seca da doença consiste em 90% dos casos da doença, e leva à diminuição da visão em níveis variáveis. Não há tratamento específico para este tipo de forma da DMRI, entretanto, vitaminas e antioxidantes podem ser utilizados com objetivo de retardar a evolução da doença e evitar a evolução para forma úmida, que é a forma mais grave da doença.

A forma úmida da DMRI consiste na formação de neovasos (novos vasos sanguineos), abaixo da retina. Tal formação é chamada de membrana neovascular sub-retinana (MNVSR). Tal membrana pode levar uma elevação da retina (mácula) por extravasamento de fluido, além de hemorragia sub-retiniana. Ocorre significativa diminuição da visão nesta forma da doença, muitas vezes de forma súbita. O tratamento da DMRI úmida é feito por meio de drogas injetadas na cavidade vítrea (no interior do globo ocular), que se ligam aos neovasos levando a sua involução e desaparecimento. Entretanto, muitas vezes este efeito é transitório, havendo necessidade de re-tratamentos frequentes.

MAIS INFORMAÇÕES?